top of page

Games, Simulações e Mundos virtuais na Educação

A disciplina sobre games e gamificação, ministrada pela professora Ms.Luciana Santos e pelo professor Dr. João Mattar, apresentou-se como um desafio para mim, pois apesar de ser totalmente a favor de inclui-los no dia a dia da sala de aula, o conceito e principalmente o desenho e colocar em prática são bastante complexos, mas completamente atual, inovador e com uma demanda muito grande. Um dos motivos é a "sabedoria digital" que os alunos do século XXI levam consigo em todos os momentos de sua vida.

 

Ao ler os textos e ver os vídeos teóricos percebi que a ideia de gamificação, com o princípio de levar o aluno (jogador) a sair da "zona de conforto" na aprendizagem para que explore outras zonas, não se relaciona somente com um jogo em si mesmo, mas os princípios que esse game envolve em seu design. Em outras palavras e segundo Prensky (2007), a ordem dos fatores no design de games deveria ser: motivação, reflexão, individualização, criação e apenas depois o conteúdo (apud MATTAR, 2014), para manter o estudante empenhado em seu próprio ritmo de aprendizado.

 

Assim, como parte das atividades exigidas na disciplina, o fórum games proporcionou opções de games, gamificação e mundos virtuais, para que cada aluno experimentasse e comentasse sobre o mesmo. Para concluir, os estudantes propuseram um projeto de ensino com a temática livre e o critério de avaliação deveria incluir em seus objetivos um game, gamificação ou mundo virtual.

Uso de games em Educação

Atividade no fórum

No fórum de exemplos de games, sugeri o site Lyrics Training, que oferece uma grande quantidade e variedade de canções para praticar vários idiomas.

Em meu caso, utilizo as opções em espanhol. Minha publicação pode ser vista aqui.

 

Projeto final 

 

O projeto final da disciplina de Games passou por várias versões até chegar à que aqui apresento. Primeiro fiz um projeto com base no site Lyrics Training, já citado, depois um jogo baseado no Jogo da Velha e por último, uma atividade com gamificação, a partir de um exercício interativo no site www.ver-taal.com, como pode ser comprovado no projeto final (as versões rascunho não são incluidas). 

 

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, jul. 2013. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629>.

 

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.

 

MATTAR, João. Design de games e gamificação in: Design Educacional: educação a  distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional. 2014

bottom of page