top of page

Redes Sociais em Educação

 

Discutir o papel das redes sociais no panorama atual da Educação e seu crescente uso por universidades e escolas foi o objetivo principal dessa disciplina que buscou também capacitar os estudantes a conhecer e utilizar softwares de redes sociais, como blogs, microblogs e redes sociais em Educação. Entre os elementos apresentados, pelo professor Dr. João Mattar, houve a preocupação de gerar uma consciência das diferenças ou semelhanças nos resultados de aprendizagem. Além disso, pudemos refletir sobre as características do processo de aprendizagem baseado em redes.

 

Exemplos de redes sociais com uso educacional

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page

O uso de Redes Sociais ajudam e permitem ao aluno aprender a selecionar informação relevante para sua aprendizagem e seu modo de vida. 

A interatividade é constante por meio de muitos tipos de ferramentas: comentários, fotos, pesquisas etc.

Entre os assuntos apresentados e discutidos, pudemos reconhecer:

 

Aprendizagem Formal, geralmente relacionada a uma instituição e foi formalmente planejada para acontecer.

 

Aprendizagem Não-formal: ocorre em relação à aprendizagem formal, é planejada, mas não recebe certificação.

 

Aprendizagem Informal: não planejada e sem certificação, acontece em ambientes extra instituição.

 

Quando as redes sociais são utilizadas para a Educação, a aprendizagem é formal, por receber um planejamento acadêmico e guiado e contribui significativamente para o desenvolvimento do estudantes.

 

Algumas questões para serem discutidas: como organizar os parâmetros para a avaliação nesses ambientes não-formais ou informais e como fazer um uso consciente, sem que os estudantes se dispersem com a consulta às redes sociais em aula.

 

KERBAUY, Maria Teresa Miceli; SANTOS, Vanessa Matos dos. Redes sociais educacionais mediadas por computadores. In: BARROS, Daniela Melaré V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: [s.n.], 2011. p. 266- 298. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/49394729/Vanessa-Teresa>.

 

MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.

 

PISCITELLI, Alejandro; ADAIME, Iván; BINDER, Inés (Comp.). El Proyecto Facebook y la posuniversidad: sistemas operativos sociales y entornos abiertos de aprendizaje. Fundación Telefónica; Ariel, 2010.

 

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 

bottom of page