top of page

Design Educacional 

o que é, quem faz e relações com a inovação em tecnologia educacional

 

Por meio de leituras teóricas, respostas a desafios e interações nos fóruns da disciplina, coordenados pela Professora Dra. Andrea Filatro, pudemos discutir a conceituação, desde uma perspectiva tradicional até a mais construtivista, além de conhecer os contextos em que se realiza o DE ou Design Instrucional (DI): fixo, aberto, contextualizado ou misto, sempre pensando na necessidade educacional institucional ou dos alunos.

 

Pudemos conhecer exemplos de soluções educacionais de diversas universidades, relacionando a teoria e a prática e quais as implicações em DE para o profissional e para o aprendizado em si. A fundamentação teórica e a prática são complexas e demandam um tempo extenso de estudo. 

 

Entre as inovações discutidas no fórum da universidade, estão os MOOCs (Massive Open Online Courses), os games, gamificação e mundos virtuais, diversos modelos de ensino aberto que contribuem para compreender a complexidade da função do designer instrucional (ou educacional).

 

Além disso, utilizamos várias ferramentas, como Webquest, a técnica do Minute Paper, por Skype e concluímos com a realização de uma apresentação em Pecha Kucha, em conjunto com outras colegas. Esse modelo de apresentação compõe-se de 20 imagens de um tema predeterminado, em um tempo controlado de 20 segundos por slide. Escolhemos o tema MOOCs e conseguimos cumprir com a maioria dos critérios solicitados.

 

 

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2008. 

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.

bottom of page